domingo, 7 de fevereiro de 2016

Agir, modificar e chutar


Então, passando aqui rapidão, dizer um oi e postando uma reportagem bem interessante que tem um pouco de ''Chutar o Balde''. Detalhe: To fazendo meu post e provavelmente vai ser postado amanhã. Aguardem!



Quem: Iara e Eduardo Xavier

Felicidade é: “Amar tudo e todos. Para nós, não existe uma vida totalmente feliz ou totalmente infeliz. Existem momentos de felicidade.”

“Cansamos de ouvir notícias ruins.” Essa é a justificativa do casal Iara e Eduardo Xavier, 32 e 45 anos, para vender um apartamento e outros bens materiais, colocar itens essenciais no bagageiro do carro e sair pelo Brasil em busca de notícias boas. O plano começou em 2011 e continua até 2015. O planejamento acaba aí. “Acreditávamos que, se planejássemos muito, não iríamos sair nunca”, justifica Iara. Até agora, o casal já percorreu 180.160km, visitou 24 estados e catalogou 832 projetos.

A sensação de não contribuir com algo concreto para o mundo os incomodava. Manter as contas em dia, a casa limpa e as roupas lavadas os entorpecia: o que é felicidade? O que fazer para proporcionar felicidade aos que estão por perto? No site oficial do projeto Caçadores de Bons Exemplos, os dois dão a resposta: “Conhecendo e convivendo com pessoas que pararam de olhar para o próprio umbigo e pensam no coletivo”.

Ninguém entendeu a proposta de início. “Como poderíamos vender tudo o que tínhamos e viver na estrada?”. A viagem começou por Minas Gerais. A ideia é passar por todos os estados brasileiros para, depois, seguir para o exterior. O objetivo é juntar tudo em um livro, que será distribuído gratuitamente em escolas públicas brasileiras. “Enquanto isso, vamos distribuindo todas essas informações no site e nas redes sociais.”

Quem aponta os bons exemplos são os moradores das cidades que o casal visita. Uma vez no destino, os dois se guiam pelas indicações dos nativos até encontrar um ou mais projetos que incentivem boas ações. De vez em quando, conseguem pouso em casas de famílias. Na maioria das vezes, dormem em uma barraca automotiva montada no teto do carro. Não há rotinas. Hoje, os dois se consideram mais felizes do que quando tinham endereço fixo. Além da nova visão de mundo, desprovida de tanto consumismo, eles contam que aprenderam a viver um dia de cada vez. “Simplesmente vivemos e encontramos a felicidade em pequenas coisas e nos momentos”, filosofa Iara.

Fonte: Site Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário