sexta-feira, 17 de junho de 2016

3: O brasão do Amor

                                                           
Por incrível que pareça, eu estava planejando fazer esse post e caiu exatamente nesse dia dos namorados. Mas não vai ser postado no dia dos casais apaixonados. Faltou planejamento! Quando você estiver lendo esse texto vai ser alguns dias a frente. Enfim, o terceiro brasão representativo: O Amor!
Então, antes de ler você pode passar aqui e ver o que eu disse sobre os brasões da Coragem e Amizade.


Enfim, o amor pode se destacar por várias coisas e jeitos. Eu me lembro até hoje da minha primeira paixão (ou seria paixonite? haha). Não sei se vocês querem saber, mas vou contar aqui rapidinho. Eu estava numa missa costumeira de todo sábado, já conhecia a menina, mora no meu bairro e ela subiu para falar algumas coisas nos anunciados. Me senti esquisito, sabe? Vi aquela menina subindo ali, com meus 13 anos e eu descobrindo o que era o amor. Aquela mistura de sensações... Foi massa!

E a segunda foi na escola. Eu estava no Terceiro ano e ela no primeiro. Meu modo de conquistar ela foi: Dando Chocolate! Pensei que ia ganhar um beijo, abraço ou um aperto de mão... Nada! Ganhei um obrigado e tchau. Normal, ser rejeitado. Eu, naquela época do tamanho que eu era. Passou!

“Porque quando se ama de verdade, ser fiel é um prazer e não um sacrifício.”

Muitas pessoas não sabem o que é o amor. Ou não sabem amar, ou amam demais ou amam de menos. Tipo, tive uma conversa ano passado com um colega no whatsapp. Lembro desse dia até hoje! Ele estava apaixonado por uma menina. Ela interessada e não interessada nele ao mesmo tempo. Ele perdidamente apaixonado! Aliás, ele cansou de ter sido feito de bobo e disse uma palavra que me marcou: ''Mano, to desistindo dela, com muita dor no peito. Sabe, eu sou o tipo de pessoa, que onde tem amor eu estou indo. Seja em amizade ou ficando com alguma menina'' Todos nós, todos nos jovem...  Na minha humilde opinião, muitas pessoas buscam o amor de diferentes formas. Não só no sentindo carnal, beijos e etc.

Sei lá, acho que recebi muito carinho a vida toda e sempre aprendi a tratar bem seja lá quem for. Meu modo de gostar das pessoas pode fazer muitos me acharem chato ou grudento. Amor demais! Talvez eu tenha isso até demais. Talvez eu use ele de modo errado. Tenho que melhorar meus sentimentos! Nem todo mundo vai entender. Nunca entendem! Nessas horas eu vejo que ser frio as vezes seria uma boa pra mim e me apegar é a pior coisa.
-----------------
Uma historia de amor para aliviar seu coração...

Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.

Segundo a lenda,  há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento.
O pai dela então perguntou:
- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
- As provas do meu amor! - respondeu o jovem Jaebé.
O velho gostou da resposta, mas achou o jovem atrevido, então disse:
- O último pretendente de minha filha falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
- Pois eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
Toda a tribo se admirou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova. Então, enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorava e implorava à deusa Lua que o mantivesse vivo. O tempo foi passando e certa manhã, a filha pediu ao pai:
- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.
E o velho respondeu:
- Ele é arrogante, falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.
Esperou então até a última hora do novo dia, então ordenou:
- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seus olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e tinha cheiro de perfume de amêndoas. Todos se admiraram e ficaram mais admirados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E foi naquele exato  momento que os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceram para sempre.
Podemos constatar a prova do grande amor que uniu esses dois jovens no cuidado com que o joão-de-barro constrói sua casa e protege os filhotes. Os homens admiram o pássaro joão-de-barro porque se lembram da força de Jaebé, uma força que nasceu do amor e foi maior que a morte.                               
                                                                    


                                         Ainda sobre o Amor, temos a historia de Afrodite.                                
  Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, da beleza corporal e do sexo. Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga. Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.
De acordo com a mitologia, Afrodite nasceu na ilha de Chipre. Filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas), casou-se com Hefesto (deus do fogo). Porém, em função de suas vontades e desejos, possuiu vários amantes (homens mortais e outros deuses). Chegou a ter um filho, Enéias (importante herói da Guerra de Troia) com o amante Anquises.
                                                                                                                       

Aliás, existe uma reza, onde o pessoal grego rezava para Afrodite nos dias necessitados. Confira abaixo:

Deusa do amor e dos amantes,
Rogo-lhe mais amor em minha vida, mais cor em meus dias,
Do amor que tanto sabes eu lhe peço um cálice,
Um cálice a beber de tua fonte amorosa...
Sei que és rígida e não concede o amor a qualquer um, por isso lhe peço que ajude-me a ser antes de mais nada
merecedora de teu poder,
Não lhe peço a perfeição, só rogo-te a paz de um amor tranquilo,
Que venha a mim aquele que me é destinado
pela Deusa do Amor,
Tua escolha será sempre a mais acertada, em tuas mãos deixo-te meu coração a pulsar, na esperança que o dê a quem saiba me amar!
Honrada seja oh Grande Deusa.
Assim Seja, Assim se Faça.

------------------------------------.
Variados tipos de amor

Amor de Amigo
Amor de amigo é amor que completa a gente.
Um amigo não precisa estar com a gente o tempo todo, porque amor de amigo vence a distância.

Amor de Familia
Amor de família é a coisa mais inexplicável do mundo, nem um pai consegue dizer para um filho o quanto o ama, nem o filho sabe dizer ao pai, então simplesmente demonstram.
---------------------------
Então, pra terminar, fui à caça de algumas pessoas e perguntei qual era a Concepção do amor para elas e deu isso...

Ana Paula Lopes:
Bom, amor é o mix de sensação que se tem quando se entra em contato pela primeira vez com a pessoa, onde ambos se conhecem e passam a priorizar alguns sentimentos essenciais, o que acaba proporcionando frio na barriga, a vontade intensa de estar com a pessoa. É saber respeitar o próximo sem qualquer proibição, é dar carinho sem algo em troca. É ter a presença do outro como um conforto e não uma obrigação. É saber deixar o outro ir embora mesmo querendo que ele permaneça, é deixar o outro procurar a felicidade em outro lugar.

Mari Hiedffeltt:
Então, pra mim o amor é quando vc faz algo por alguém sem esperar nada em troca, só pelo fato de ver essa pessoa feliz, é quando vc quer o bem da outra pessoa muitas vezes até antes mesmo do seu bem. E quando vc tem essa pessoa perto de vc, como é o meu caso, vc não passa um dia na vida sem ter medo de que a qualquer momento ela possa não estar mais e vc não vai saber o que fazer da vida se um dia isso acontecer. Mais ou menos isso..

Julia Santtos:
Amor é você ser capaz de ver o outro feliz e sentir que essa felicidade também é sua, amor é um desejo incessante de ser sempre honesto com o outro, porque pra mim a mentira é incompatível com o amor. O amor talvez seja o sentimento mais forte e primitivo, o mais irracional... E ele pode ser vivido muitas vezes ao longo do tempo porém será sempre único pra cada um que você ama... Amor pra mim é sinônimo de liberdade.... Amar alguém ou alguma coisa é desejar o melhor pra essa pessoa sem pensar, é lutar por essa coisa sem exitar... Mas, eu não acho que palavras bastam... Falar ou escrever sobre o amor não é amar.... O amor não pode ser definido.. Você precisa sentir ... E só assim vai saber o que é o amor de verdade...

Autora não quis se identificar:
Amor pra mim não tem definição. É muito mais sentir do que descrever. Não há palavras pra quando se ama. Tudo se torna pouco. E tantas ações erradas e ações impensadas por isso pois amor não se descreve não tem definição. Você sente. Ou talvez fique sem ar por tanto sentir. O quanto imaginar sobre amor será pouco. Você pode ir ao fundo do poço por um amor. E pode chegar ao topo do mundo por ele também.
Acho que só quem amou verdadeiramente pode talvez saber a definição dessa palavra.

Robert Diniz:
Pra mim amor amor é o ultimo passo pra felicidade, que pra mim é o sentido da vida. Qdo se ama, vc espalha o bem, e faz da vida de mais pessoas, ficar em um estado mais próximo a felicidade.

Richard Melgaço:
O amor pra mim é sentimento mais nobre que existe, pois com ele demonstramos quem realmente importa para nós, através de atitudes, palavras, entre outras coisas. Eu percebo que o amor está ficando cada vez mais de lado, ontem os interesses próprios estão sendo mais exaltados.

Caio Cesar Andrade:
Talvez pode ser criação da gente, por causa de apego. Porque todos somos substituives, menos família. Mas se vc tem uma namorada vc pode trocar de namorada. Então é substituivel entao eu acho q o amor e so demonstraçao de apego e costume de estar com a pessoa.

Ciro Tavares
Existem vários níveis, e formas de amor. Depende do que você viveu vivenciou, ou se tem um animal de estimação. Não é simples dar uma concepção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário