sexta-feira, 29 de julho de 2016

4: Sabedoria/Conhecimento

                                                               


Antes de ler sobre a Sabedoria, leia sobre os outros brasões. CoragemAmizadeAmor
O valor do Conhecimento é contagiante. Use ele de forma certa e você irá  longe. Já pensou? Várias idéias e pensamentos bons que podem te lavar ao sucesso. Sensacional! Mas, por outro lado é um jogo perigoso, e que, pode te levar ao suicídio. Como assim? Não, não se matar literalmente que eu me refiro. Mas ao suicídio do conhecimento. Você deve estar se perguntando:  ''Como assim, Bruno? To confuso(a)". Bem, você pode estudar bastante, ficar trancado uma semana em seu quarto, lendo,  ter bastante conhecimento e saber variadas coisas. Cuidado! Isso pode te levar a ignorância. Preso em suas próprias ideias, tratar os outros de modo grosseiro, por não aceitar ideias diferentes da sua e esquecer quem você sempre foi. Não perca sua essência! Isso se chama: Overdose de Informação. Mas daqui a pouco volto a falar sobre ela.

Uma coisa que sempre escutei: ''Brunão, conhecimento é uma coisa que ninguém pode te tirar''. Isso é a maior verdade que eu já escutei. Podem te tirar: casa, comida, trabalho e você ficar sem nada. Menos, o mais importante: Sabedoria! Se usada, você pode ter tudo que quiser e fazer tudo que sempre sonhou. Pode chegar o infinito com ela.

Alias, voltando na  Overdose de Informação.

A Overdose de informação é um estado causado quando adquirimos informações demais para que o nosso cérebro processe de modo correto, e nos dias de hoje isso aumentou drasticamente com o fácil acesso a televisão, internet e aplicativos de dispositivos móveis.
Estamos sendo bombardeados a todo o tempo com toneladas de informações, e isso virou uma rotina tão comum para todos nós que muitas vezes não reconhecemos que estamos sofrendo uma overdose de informação.
Uma grande prova disso é visualizar as pessoas de hoje, todas possuem ao seu alcance a informação necessária para seus problemas e dúvidas, mas mesmo assim vivemos em um mundo cada vez mais atrasado e sem moral nenhuma sobre o que está acontecendo em nossa volta, e pelo contrário do que deveria estar acontecendo a maior parte das pessoas vivem desesperadas e sem rumo na vida, vivendo apenas para aproveitar algo que nem mesmo sabem se um dia vão conseguir, e não possuem ideia de como chegar nesse objetivo mesmo absorvendo toneladas e mais toneladas de informações todos os dias.
Explicando de uma maneira simples, a overdose de informação acontece porque nosso cérebro tenta processar tudo que vemos, ouvimos e sentimos, isso seria todo tipo de informação que podemos absorver, seja essa informação necessária ou não para nós.
Como vivemos em um mundo cada vez mais conectado e temos a percepção desse mesmo mundo exigir que nós devemos saber de tudo, nosso cérebro automaticamente tenta ao máximo absorver todas as informações presentes nos ambientes que costumamos frequentar.                                               
Mas o que significa: Sabedoria ou Conhecimento se preferir, claro.

Vamos lá: Um por vez...

Sabedoria ou Sapiência , visto que é a capacidade de um organismo ou entidade para agir segundo um julgamento. Julgamento é uma facilidade mental que constitui-se numa forma particular de inteligência ou pode ser considerada uma capacidade adicional, acima da inteligência, com suas próprias propriedades. Robert Sternberg separou a capacidade de julgamento dos significados ordinários de inteligência, que estão mais próximos do sentido de esperteza do que de sabedoria. O bom julgamento em tomar decisões sobre questões sociais complexas é considerado um atributo de quem é sábio.
                                                 
A palavra sapiência deriva do latim, que significa sabedoriasapientia. Ambas estão relacionadas ao verbo latino sapere, que significa "provar, ser sábio, saber"; o particípio presente de sapere forma parte de Homo sapiens, a nomenclatura binomial criada por Carlos de Lineu para descrever a espécie humana. Lineu havia originalmente dado aos humanos o nome de espécie de diurnus, significando "homem do dia". Mas, posteriormente, decidiu que a característica dominante dos humanos era a sabedoria, daí a aplicação do nome sapiens. Seu nome biológico escolhido pretendia enfatizar a singularidade do homem e sua separação do resto do reino animal.
------------------
Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento); informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência; consciência de si mesmo.

No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
                                                       
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.
-------------------------
A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.

-------------------------
E claro, não podemos deixar de falar dos deuses. Temos três para falarmos: Bragi, Athena e Toth. Mas, deixarei Athena de lado e vou focar nos dois.

                                                                    Toth                                   
Tot (também Toth, ou Thoth, cujo nome em egípcio é Djehuty) é um deus egípcio, representado com cabeça de íbis; é o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia.
O culto de Tot situava-se na cidade de Khemenou, também referida pelos gregos como Hermópolis Magna e agora conhecida pelo nome árabe Al Ashmunin. O babuíno é o animal que o acompanha ou representa.                                                                     
                   Estatueta de babuíno representando Tot na cidade Hermópolis Magna.
Segundo a tradição, transmitida também por Platão no diálogo FedroTot inventou a escrita egípcia antiga, os Hieróglifos, a escrita sagrada do Egito e era o deus protector dos escribas cuja função era escrever.
Como deus do conhecimento e da sabedoria a sua actividade ficou associada à criação do calendário egípcio e o seu nome foi atribuído ao primeiro mês do ano solar egípcio e que se inicia com a chegada anual das cheias do rio Nilo e a primeira estação Ahket, a estação das inundações. O primeiro dia do ano, o primeiro dia do mês Tot corresponde a 19 de Julho.

                                                                        Bragi                                         
Na mitologia nórdica, Bragi ou Brágui, é filho de Odin e deus da sabedoria e da poesia. É o protetor dos trovadores. Era casado com Iduna, deusa que concede juventude eterna aos deuses Æsir .
Na Lokassena, uma saga que conta como Loki invadiu um banquete dos deuses e os acusou com calúnias e verdades dolorosas; Bragi foi acusado por Loki de ser um deus efeminado, e ao defender o esposo, a deusa Idunna foi acusada de ser uma deusa adultera, e Bragi e Iduna se divorciaram.

----------
Pronto, acho que já está bom de informação, haha. Vai que da uma sobrecarga no seu cérebro e você acaba pirando. Até a próxima!                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário